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Estratégia e Vantagens Competitivas

Vantagens Competitivas
Estratégia

Vantagens Competitivas

A Providência possui as seguintes vantagens competitivas:

- Liderança e marca amplamente reconhecida. Com histórico de mais de 20 anos de atuação no mercado de nãotecidos, e com forte presença global, a Providência é o líder nesse setor, considerando os segmentos de nãotecidos descartáveis e duráveis produzidos a partir da tecnologia spunbonded.

 

- Mercado de elevado potencial de crescimento. O mercado de nãotecidos apresenta significativo potencial de crescimento, tanto no Brasil quanto nos demais países da América Latina e nos Estados Unidos. A tecnologiaspunbonded cresce com um ritmo ainda mais acelerado que o setor como um todo. Entre o período de 2011 a 2013, a Providência estima que a demanda crescerá a uma taxa de 10% a.a. no mercado brasileiro, 8% a.a. nos demais países da América do Sul e na América Central e 3% a.a. na região do NAFTA (México e EUA).

- Eficiência operacional e localização estratégica. A Providência acredita ser uma das únicas empresas do mundo a utilizar exclusivamente a tecnologia “estado da arte” spunbonded para a produção de nãotecidos. A Companhia possui um processo produtivo muito eficiente em função da tecnologia de nãotecidos que utiliza e de sua configuração super site. A tecnologia de produção que a Providência adota lhe tem permitido crescer a taxas superiores àquelas de outras tecnologias de produção de nãotecidos, devido à sua eficiência e qualidade do produto final. Soma-se a isso sua unidade de produção, com configuração super site, que conta com treze linhas de produção, com capacidade de 140 mil t/ano, concentradas em São José dos Pinhais-PR, Pouso Alegre-MG e Statesville nos Estados Unidos, garantindo ganhos de sinergia em suas operações, bem como economias de escala.

- Ampla base de clientes com os quais a Companhia tem relacionamento estável e de longo prazo. A Providência conta com aproximadamente 1.000 clientes ativos (assim considerados aqueles que realizaram compras durante este período) nos mercados de nãotecidos do Brasil, América Latina e Estados Unidos, tais como Procter & Gamble, Kimberly Clark, Jonhson&Jonhson, Hypermarcas e outros. O setor de nãotecidos caracteriza-se mundialmente por uma elevada concentração de vendas dos produtores a poucos e grandes clientes, como reflexo da estrutura do mercado de produtos de higiene.

- Posição privilegiada para aumentar substancialmente as vendas. A Companhia acredita que a expansão que projeta para o mercado em que atua será potencializada pela sua opção tecnológica. Os processos produtivos de nãotecidos da Providência estão exclusivamente concentrados na tecnologia spunbonded, cujas taxas de crescimento têm sido superiores às do mercado global de nãotecidos. A Companhia acredita que é reconhecida pelos seus clientes pela qualidade de seus produtos, pelos baixos índices de devolução e pelo desenvolvimento bem sucedido de novos produtos em parceria. 

- Sólida performance financeira e elevada rentabilidade. A Providência tem obtido resultados consistentes ao longo dos últimos anos, com margem EBITDA Ajustado média na faixa de 21,2% nos últimos três exercícios fiscais. 

- Equipe de administração experiente e qualificada e forte base de acionistas. A Companhia conta com uma equipe de administradores profissionais independentes e experientes. Os executivos da Providência têm vasta experiência no setor de fabricação de nãotecidos, com uma média de 15 anos de experiência na área. 

 

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Estratégia

O principal objetivo da Providência é maximizar o retorno para seus acionistas, o que pretende atingir adotando as estratégias descritas a seguir: 

- Focar e continuar crescendo no segmento de nãotecidos. A Providência pretende concentrar seus investimentos e esforços comerciais no mercado de nãotecidos, principalmente no segmento de produtos descartáveis, continuando a investir em inovação tecnológica e em equipamentos de última geração. 

- Manter sua posição de liderança no Brasil e aumentar sua presença no mercado internacional denãotecidos. A Companhia pretende aumentar seu market share no Brasil por meio do desenvolvimento de nãotecidos com propriedades especiais para aplicações específicas no segmento de descartáveis higiênicos e intensificar sua participação em outros mercados (como o hospitalar e o agronegócio). No mercado internacional a Companhia inaugurou em janeiro de 2011 a sua primeira planta nos Estados Unidos. Os investimentos totais foram estimados em até US$ 80 milhões e incluem o maquinário e os demais ativos relacionados, tais como terreno e instalações necessárias.

Os projetos de investimento mais recentes da Companhia totalizam US$ 123 milhões e consistem em duas linhas de produção - uma em Pouso Alegre (MG), inaugurada no 1º semestre de 2012, e outra em Statesville (NC), inaugurada em 26 de março de 2013, que duplicou a capacidade instalada nos Estados Unidos. Estes projetos de investimento adicionaram 40 mil toneladas à nossa capacidade instalada total, ou seja, 40% de aumento.

- Intensificar o relacionamento com clientes visando o desenvolvimento de novos produtos. A produção de nãotecidos se encontra em contínuo desenvolvimento. Os fabricantes precisam assistir seus clientes no desenvolvimento de materiais de maior performance e menores custos. A Providência acredita que tem sido bem sucedida em estabelecer parcerias com seus clientes e fornecedores, com resultados satisfatórios no desenvolvimento de novos produtos e segmentos de mercado.

- Aprimorar sua eficiência operacional. A Companhia pretende aprimorar sua eficiência operacional, de maneira a elevar sua eficiência e rentabilidade. Nesse sentido, a Providência buscará (i) reduzir seus custos com logística e distribuição; (ii) obter melhores preços junto aos seus fornecedores e sincronizar os prazos de entrega de suas matérias-primas de acordo com seu planejamento; (iii) reduzir gradualmente o prazo médio de recebimento; (iv) equilibrar as vendas nos mercados interno e externo.

- Perseguir seletivamente novas aquisições. A Companhia poderá adquirir empresas com sólida base de clientes ou canais de distribuição estabelecidos, que se enquadrem em seu modelo de negócios e que possuam tecnologias de produção semelhantes as suas ou, ainda, que sejam complementares aos seus negócios e que tenham potencial de crescimento sustentado e de criação de valor para seus acionistas. 
 

Última Atualização: 26/03/2013 Topo
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